Como evitar que seu bicho de estimação fuja ou se perca!

Como Evitar que seu Bicho de Estimação Fuja ou se Perca 

Para a maior segurança do animal, recomenda-se o uso de uma coleira e placa de  identificação contendo nome e telefone do responsável para um eventual contato. Dessa forma, caso o cão ou gato se perca, aumentam as chances de ser encontrado.
Os cães devem sair sempre com coleira e guia, acompanhados de uma pessoa capaz de controlá-los, ou seja, adultos. 
Os gatos, por serem mais sensíveis e assustados diante de mudanças de ambiente, devem sair sempre em caixas especiais para transporte. 
Muitas pessoas têm o hábito de soltar seus cães para que possam passear sozinhos, acreditando que sempre saberão o caminho de volta. Porém, esquecem que as cidades não são mais calmas como antigamente, o trânsito está mais intenso e os ruídos também. Nessas situações o animal pode se estressar e perder o sentido de direção. Às vezes, não nos damos conta de que nosso cão envelheceu, não enxerga e não escuta como antes, também podendo perder o caminho de casa. 
Os cães ficam apavorados com estampidos, rojões, raios e trovões. Em épocas de festas ou durante uma tempestade, leve seu animal para dentro de casa ou para um local em que ele se sinta abrigado e seguro e, se possível, fique por perto para evitar que ele fuja ou se machuque na tentativa de se proteger. 
Se você tem um cão ou gato machos, não esterilizados, não esqueça de ficar atento às tentativas de fuga quando alguma fêmea da redondeza estiver no cio. O cheiro, que nós humanos não sentimos, chega aos “focinhos” com rapidez e de uma distância que não acreditaríamos. Pense seriamente na esterilização, afinal somos responsáveis pelas crias que nossos animais tiverem.
 Se você está adotando um cão ou um gato, não esqueça de acostumá-lo ao novo lar, assim como se estiver mudando de residência.
Nos lares em que habitam muitas pessoas, o trânsito de entradas e saídas é grande, podendo ocorrer esquecimento na hora de fechar a porta ou o portão. Num desses descuidos o seu animal pode sair e depois não saber voltar. Cuidado com esse tipo de distração. 
No caso dos gatos, cuidado com as janelas e outras aberturas. Coloque redes de proteção para evitar acidentes ou fugas.

Esse post foi publicado em Patinhas de Anjo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s