Zoonoses de Rio Claro inaugura centro cirúrgico com meta de castrações

RIO CLARO INAUGURA CENTRO CIRÚRGICO COM META DE CASTRAR CEM ANIMAIS POR MÊS.

 
Rio Claro inaugura, nesta sexta-feira, 15, às 8h, o Centro Cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Fundação de Saúde do município, localizado à Rua Alfa, s/nº, no Distrito Industrial. O novo atendimento deverá ter impacto significativo nas ações que prevêem conscientizar a população sobre a posse responsável de animais, em especial cães e gatos. A guarda responsável, conceito que incentiva o proprietário a adotar cuidados básicos com o animal já é, há tempos, tema de palestras que o setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC) do CCZ realiza com freqüência em escolas, associações e entidades que solicitam essa orientação.
Com o funcionamento do Centro Cirúrgico, devidamente equipado, a prefeitura vai dar início à castração gratuita de animais na cidade. Estimativas dão conta de que existam 35.000 cães e 8.000 gatos no município. O objetivo principal é controlar a população de animais e, com, isso, obter resultados também na redução de zoonoses (doenças transmitidas por animais), acrescentando-se que a ação deve, ainda, reduzir os casos de maus tratos de que são vítimas os cães e gatos.
As cirurgias visarão, num primeiro momento, os bairros mais distanciados do centro, onde se constata maior número de cães e gatos soltos nas ruas, como o Novo Wenzel, Bonsucesso, Nova Rio Claro e Terra Nova.  “Posteriormente, vamos incluir outros bairros, mas sempre priorizando áreas onde se concentram pessoas mais carentes, que não têm como castrar seus animais de companhia em clínicas particulares”, explica o secretário de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel.
O Centro Cirúrgico instalado no Centro de Controle de Zoonoses atuará com um médico veterinário e um auxiliar e ambos estarão em ação em tempo integral, das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira. Quando houver necessidade, um segundo veterinário estará disponível para realizar as cirurgias. “A meta é castrar 100 animais por mês, entre cães e gatos, machos e fêmeas”, informa o coordenador do CCZ, Josiel Hebling.
Fonte: Site Oficial da Prefeitura Municipal de Rio Claro

 

Esse post foi publicado em Patinhas de Anjo. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Zoonoses de Rio Claro inaugura centro cirúrgico com meta de castrações

  1. Maqueli disse:

    Parabéns às pessoas que lutaram por esse trabalho estar sendo desenvolvido. É uma forma de caridade valiosa para com aqueles que não tem como cuidar-se. Seria possível fazer algum convênio com cidades visinhas? É só querer….

  2. Cristina disse:

    Parabéns pela iniciativa, que todas as pessoas se concientizem que castrando seus animais e uma forma de evitar o abandono nas ruas e tbem uma questão de saude de seus bichinhos de estimaçao. Castrar um animal não é uma violencia como mtas pessoas desinformadas pensam e sim um gesto de amor e responsabilidade..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s